Esse belo pássaro chamado Corrupião

História:
Uma das aves mais apreciadas no Brasil, muito popular pela sua beleza e canto; chega a imitar compassos do Hino Nacional.
Possui cor laranja-vivo no peito, ventre, uropígeo e bordo anterior da asa, contrastando com o preto da cabeça, fronte, garganta, nuca, parte anterior do dorso, asas e cauda. Em cada asa destaca-se uma discreta faixa branca na parte externa. Íris amarelo-limão, bico fino com a mandíbula superior negra e a inferior cinzenta para a raiz, tarsos plúmbeos. Tamanho médio de 22cm. Vive em bandos familiares e separa-se em casais na época de reprodução, tornando-se territorialista. Costuma ocupar ninhos já prontos (nidoparasitismo) como os de João-de-barro, Xexéu, Catorrita e às vezes constrói o seu próprio ninho em buracos na madeira.
Descrição:
Reproduz entre a Primavera e o Verão. Postura de 2 a 3 ovos com incubação de 14 dias em média, os filhotes raramente são todos do mesmo sexo; quando põe 3 ovos, normalmente saem 2 machos e uma fêmea ou 2 fêmeas e um macho; saem do ninho em torno de 15 dias e passam a alimentar-se sozinhos aos 40 dias. Os filhotes nascem com a mesma coloração dos pais, apenas com uma mais fosca "pena de ninho". Não há dimorfismo sexual, é muito difícil reconhecer os sexos. Em adultos, ambos cantos, mas somente o macho assobia. Os jovens são semelhantes.
Alimenta-se de frutas, néctar, insectos e pequenos invertebrados. Habita campos arborizados, cerrado, catinga, regiões abertas e secas. Ocorre do Maranhão à Bahia e norte de Minas Gerais. Ocorre noutros países, como o Paraguai, a Bolívia e a Venezuela.
Temperamento:
Há uma grande interactividade dele com o dono. Pássaro belíssimo, canto suave e, sobretudo, amigo. Basta cumprimentá-lo e tudo muda: estica-se todo, pula de um poleiro para o outro, vira de ponta-cabeça e canta. É um passaro único.


Um comentário: